Todo o trabalho da Pastoral da Criança se inicia com um mutirão de captação das famílias carentes do bairro: os líderes agentes da Pastoral visitam as famílias, cadastrando crianças que tenham de 0 a 6 anos e gestantes que necessitam de apoio em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.
Com base no cadastro das crianças e gestantes, os líderes se dividem em duplas e fazem mensalmente as visitas domiciliares às famílias. Na visita, o líder tem a oportunidade de conversar sem pressa com a gestante, os pais e familiares da criança. Com isso, ele pode conhecer melhor a situação de vida e as necessidades das famílias para poder ajudá-las. Desse modo, ele também ajuda a reforçar laços de confiança e amizade entre eles. No caso das gestantes, os líderes as orientam sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade e do aleitamento materno. Orientam sobre os direitos e deveres, os cuidados na gravidez, alimentação, higiene, vacinação.
Cada trimestre da gravidez é acompanhado com base em um Guia da Pastoral nacional, englobando o desenvolvimento do bebê no útero, as queixas mais comuns, os sinais de risco e o preparo para o parto e pós-parto. Além disso, é papel do líder dar apoio psicológico e melhoria da auto-estima à gestante.
A cada visita mensal, o líder entrega para a gestante uma cartela com informações preciosas sobre o período de sua gravidez e desenvolvimento do bebê, chamado “Laços de Amor”.
No caso das crianças de 0 a 6 anos, os líderes orientam as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde, e dão informações para a prevenção e tratamento de doenças mais comuns e perigosas para a fase de desenvolvimento. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização, acompanhando de perto a carteira de vacinação da criança.
Além das visitas domiciliares, a Pastoral da Criança promove também mensalmente a chamada “Celebração da Vida”, momento em que as famílias e líderes se reúnem para celebrar o desenvolvimento de suas crianças. É nesse momento que as crianças e gestantes são pesadas para acompanhamento da curva de nutrição.
Internamente, os líderes se reúnem também uma vez por mês para a RRA – Reunião de Reflexão e Avaliação, tendo a chance de discutir em grupo os problemas e avanços das famílias, e assim aprendendo juntos e buscando sempre a melhoria de sua atuação junto às famílias.